Os coqueiros são palmeiras muito procuradas devido ao próprio fruto e também a sua beleza é capaz de compor jardins. Existem três principais tipos de coqueiros, eles são produtivos e ornamentais, embora com propósitos diferentes. O Coqueiro gigante é a palmeira original, de estatura alta e longeva, esta é adequada para a produção de coco seco. O Coqueiro anão é mais apropriado com finalidade de exploração do coco verde. Esta palmeira não ultrapassa cerca de3 metros, vivendo cerca de 20 anos, embora sua capacidade de produzir se inicie muito precoce. O terceiro grupo são os coqueiros híbridos que resultam do cruzamento entre anãs e gigantes e, portanto apresentam características intermediárias.
O coqueiro anão é uma palmeira de estipe solitário, que chega a atingir cerca 8 metros de altura. Suas folhas são muito grandes e pinadas, chegando até 6 metros de comprimento. Quando maduros seus frutos tornam-se castanhos e deles podemos extrair uma amêndoa nutritiva. Embora os cocos, quando imaturos, possuem amêndoa mole mas contém água-de-coco em maior quantidade e qualidade. Uma solução nutritiva e refrescante, muito explorada economicamente.
Os coqueiros em geral devem ser cultivados em condições de sol pleno onde possuam solos arenosos ou areno-argilosos, profundos, férteis, irrigados regularmente. Estas palmeiras são adaptadas à salinidade do solo, os coqueiros são muito rústicas, de crescimento rápido, encaixando-se perfeitamente em projetos de jardins tropicais e litorâneos.
Receba semanalmente nossas ofertas com preços exclusivos para nossos assinantes, receba tambem nossas dicas de plantio e de paisagismos.