Dicas Dona Euzébia Plantas

Tenha mais verde com um jardim no telhado

Originado do site 44 arquitetura

Reduzir ilhas de calor, promover isolamento acústico e até favorecer a biodiversidade – essas são algumas das vantagens oferecidas pelas coberturas vegetais.

Casa embaixo e jardim em cima: é essa a ordem da moradia do empresário Daniel Antoniolli, de Porto Alegre. Quando decidiu investir na cobertura verde sobre sua garagem, ele queria apenas melhorar a vista da janela, mas os benefíciosextrapolaram esse objetivo. “Dá para notar com facilidade a diferença de temperatura entre um espaço com telhado verde e outro sem”, detalha o morador, que convive com o jardim de 30 m? Há alguns anos. Como decidiu incluir a cobertura vegetal ainda na fase da construção, o empresário não precisou planejar nenhum reforço adicional. Mas saiba que a adaptação estrutural é o maior entrave para a adoção de jardins em coberturas já existentes – a não ser que a sobrecarga constante não ultrapasse 75 kg/m², limite de segurança que qualquer edificação suporta normalmente. “De qualquer forma, é fundamental prever a carga sobre a laje e preparar a estrutura para aguentar o peso extra, se houver”,orienta Ricardo Paschoal, diretor da Remaster, uma das marcas de sistemas prontos. O próximo passo é fazer uma boa impermeabilização na superfície, o que vai garantir o funcionamento do sistema escolhido e evitar as temidas infiltrações.“Parece contraditório, mas, quando protegida das intempéries pelo jardim, a impermeabilização chega a durar duas vezes mais”, revela o paisagista Benedito Abbud, de São Paulo.

As vantagens continuam. “O telhado verde promove conforto térmico e acústico nos ambientes, minimiza ilhas de calor, retém poluição e reduz a velocidade com que a água da chuva chega à rede coletora, o que ajuda a combater enchentes”, enumera Marcos Casado, do Green Building Council Brasil. Nos sistemas mais elaborados, até a biodiversidade sai ganhando: árvores frutíferas atraem passarinhos e outros organismos, como insetos (se você se incomodar com isso, abra mão dos pés de fruta no jardim). Quanto à manutenção, ela deve ser feita como a de um canteiro normal. Mas para ver as flores… é preciso acostumar-se a olhar para cima.

Tecgarden: criado para ser utilizado tanto em telhados quanto em pisos, o sistema é instalado sobre a laje impermeabilizada, apoiado num piso elevado sobre pedestais. A base, um reservatório, conta com pavios para transportar água e nutrientes até as plantas. A espessura do substrato varia de acordo com as espécies previstas no projeto paisagístico, que podem ser forrações ou árvores frutíferas. A ideia é da empresa paulista remaster em parceria com benedito Abbud. Exige instalador profissional. Fique de olho: cComplexo, o sistema oferece peso extra de 250 kg/m² com arbustos e um reservatório com camada de 10 cm de água. Aceita plantas variadas, até árvores de médio porte. Os custos começam em R$ 250 por m², com instalação, mas sem substrato.

Este post foi retirado do site 44 arquitetura, do autor Luiz Carlos Lara, veja mais posts interessantes no site da 44 arquitetura, veja as informações abaixo.

 

natural de Belo Horizonte – MG, tem escritórios da Yapó Paisagismo – empresa especializada na execução de seus projetos, em Belo Horizonte e em São Paulo – SP, em sociedade com a paisagista Leda Franco de Sá.

formou em paisagismo em Madrid, na Espanha, em 1984 (jardineiro proyectista), na Escuela de Jardineria y Paisajismo “Castillo de Batres”.

www.paisagismobrasil.com.br

Comentários

Inscreva-se e receba Nossa NewsLetter

Receba semanalmente nossas ofertas com preços exclusivos para nossos assinantes, receba tambem nossas dicas de plantio e de paisagismos.